Thursday, February 09, 2006

"Homo Sportivus" - Era uma vez...

"Há mais de dois mil anos que os gregos o inventaram. À luz de princípios, valores e finalidades de divinização do homem e da humanização da vida. E em nome de uma política e de uma ideologia da harmonia do corpo e da alma. Era uma prática e um símbolo de homens livres, que através dela se transcendiam e visavam o sonho de dobrar o portal de entrada no Olimpo. Vinha pela porta da civilização, da cultura e cidadania, trazia a paz e celebrava a beleza de mão dada com a poesia, o teatro, a retórica, a música e com as outras formas de arte. Foi assim que o desporto se apresentou em Olímpia, num lugar sagrado semeado de templos, de pórticos e de esculturas lavradas nos mármores brancos de Poros.” (J. O. Bento)

“Eu sei que a memória dos homens raramente vai além da missa de sétimo dia. A memória e a gratidão. E não obstante as duas qualidades são elevadas à categoria de virtudes no contexto da cultura ocidental. A tal ponto que a falta de gratidão é, a par da traição, porventura o maior dos pecados mortais.”
(J. O. Bento)

Quero começar a minha intervenção neste blog, centrando a minha atenção no aspecto mais importante, tanto na vida como no desporto…as pessoas!
Tal como Jorge Bento frisou a gratidão não deve ser posta de lado, como tal começo por agradecer a duas pessoas especiais para mim, os meus cunhados David e Nana.
Obrigado por me convidarem para fazer parte do “universo” editorial do blog (vou ter que me esforçar para chegar ao vosso nível de “blogar”). Mas mais que tudo, quero-vos agradecer por serem as pessoas que são e por fazerem de mim parte da vossa família!
E como os últimos são os primeiros, quero agradecer ao Amor da minha Vida, por tudo e mais alguma coisa imaginável…Amo-te Lecas! ;P

Como se podem ter apercebido, estou a escrever neste espaço, que pretendemos seja para troca de opiniões, porque meti umas “cunhazitas”.
Descobri que fui a ultima opção que tiveram para colocar alguém a comentar os acontecimentos desportivos. Entre os possíveis nomes para este “cargo” estavam Gabriel Alves e Miguel Sousa Tavares.
Gabriel Alves não ficou com o lugar, pois a administração do blog, após longa ponderação, verificou que este espaço poderia ficar comutado como um centro de SMS das “Melhores Calinadas Desportivas”.
Miguel Sousa Tavares alegou falta de tempo para assumir este cargo, visto já se estar a preparar para os comentários políticos às próximas eleições nacionais. Frisou ainda o facto de não ter nenhuma ligação com o (des)porto e que nunca teve nenhum encontro, de qualquer natureza, com empresários, dirigentes e associados do concelho de arbitragem.
Muitos outros nomes foram ponderados, mas não chegaram a ser contactados por terem sido constituídos arguidos do processo “Apito Dourado”.
Visto terem chegado à conclusão que sou a pessoa indicada para esta “crónica”, apenas vos posso garantir que este espaço sobre Desporto vai estar sempre aberto a novas ideias. Vai ser um prazer poder escrever para vocês, leitores e escritores desta crónica de Desporto.

Saudações Desportivas!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home