Tuesday, May 23, 2006

22ª Rampa Internacional Serra da Estrela ACP – Cidade da Covilhã

Um das provas mais aguardadas do “Nacional” de Montanha teve lugar este fim-de-semana com a realização da 22ª Rampa Internacional Serra da Estrela ACP – Cidade da Covilhã, prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal que pontua para o Europeu da modalidade. Trata-se da única prova que está integrada no Campeonato Europeu de Montanha, onde estiveram presentes não só os melhores especialistas Lusos como também os melhores pilotos Europeus, ainda para mais com a aliciante dos Fórmula 3000 estarem entre a lista de inscritos.Pilotados por três fortíssimos candidatos à vitória geral, Giulio Regosa, Inigo Martinez – vencedores das duas primeiras provas do Europeu – e Renzo Napioni, grupo a que se pode ainda juntar Fausto Bormolini, acidentado na prova de abertura do europeu da especialidade, os Fórmula 3000 do Grupo D/E2 trazem até à nossa única rampa internacional, uma competitividade única.De referir a tendência actual, para utilização dos antigos fórmulas em detrimento das clássicas “barquetas”, protótipos outrora dominantes, mas que estão praticamente a desaparecer de cena. Entre os CN presentes, dois Osella e um Norma é tudo o que resta neste capítulo, sem que exista um favorito claro. Carlos Rodrigues seria um dos animadores deste grupo, mas um atraso na finalização do seu CvO não lhe permitiu estar presente. Ausência de vulto foi a de Simon Faggioli, vencedor em 2005 e que este ano optou por competir unicamente no campeonato italiano da especialidade.O piloto da AutoMalacaRacing Pedro Salvador em BRC CM02, foi mesmo a grande estrela da Rampa Internacional Serra da Estrela, depois de estrear o BRC com motor de 1300cc, com que venceu em Murça, Salvador com um fabuloso andamento, conseguiu tempos na ordem do segundo 48, com médias de 106 km/h, a apenas 7 segundos dos mais rápidos F3000 os quais fizeram médias de 110 km/h nas melhores subidas. Pedro Salvador na lista provisória estava em 7 lugar, á frente dos F2000, demonstrando todo o seu valor como piloto, e deixando antever que com um carro melhor, se calhar um BRC CM05, poderia mesmo se ter intrometido entre os F3000.
Entre os “portugas” destaque para a disputa entre o recém-chegado Joaquim Rino em BRC, que tão boa conta deu de si em Murça e o bonito ADR de Paulo Ramalho, pelos lugares do pódio desta categoria. De salientar ainda as estreias de João Fonseca, que este ano troca o “velhinho” Sierra XR4i pelo competitivo PRM e de João Portinha, também ele com um PRM.

RESUMO CLASSIFICAÇÕES:
Classificações CEM: Giulio Regosa (Lola Ateneo F3000) 5m17,588s; Renzo Napione (Reynard F3000), a 0,710s; Otokar Kramsky (Reynard F3000) a 15,317; Dan Michl (Skoda Octavia Kit Car) a 47,659s (1º GRA); Joerg Weindinger (BMW M3) a 53,555s (1º GRN); 12º António da Cunha (BMW M3) a 59,008s; 15º Piergiorgio Bedini (Alfa Romeo 147) a 1m03,884s; 22º Silvando Brandi (Chevrolet Corvette) a 1m25,443s (1º GT).

Classificações CNM: Pedro Salvador (BRC CM 02) 5m37,138s; Garcia Estevez (BRC CM 05) a 6,339s; José Caballol (BRC CM 02) a 6,172; José Pedro Gomes (Ford Escort) a 15,857ss (1º CHNM); Joaquim Teixeira (Radical SR3) a 16,163s (1º C3) ; 13º M. Ferreira da Silva (Escort Cosworth) a 22,706s; 19º António Barros (Porsche 911 RSR) a 37,764s (1º H76); 21º António da Cunha (BMW M3) a 39,458s (1º GRA); 24º Luís Nóvoa (BMW 2002) a 1m01,875s (1º H71); 26º Miguel Ferreira da Silva (Lancer Evo V) a 1m05,359ss, (1º GRN).

«Mesmo perdendo e em primeiro lugar gostaria de vos dar os meus mais sinceros parabéns pela prova que montaram, já que se trata de um dos traçados mais seguros que conheço. Tudo estava perfeito e foi muito divertido subir depressa neste traçado técnico e muito escorregadio em certas zonas. Andei bastante bem, não cometi erros – apesar de na 2a subida ainda ter apanhado um susto – e a minha equipa resolveu sem problemas as dificuldades iniciais de alimentação de gasolina, que tivemos alguma dificuldade em regular nas subidas de treinos.» Disse no final Inigo Martinez, o qual "venceu" mas foi posteriormente desclassificado depois de detectada uma anomalia no fundo plano do seu Reynard F3000. Assim sendo o vencedor oficial foi Giulio Regosa que no final da prova dizia: «A verdade é que o Martinez foi mais rápido nos treinos, só que o seu carro estava ilegal pelo que foi desclassificado. Tínhamos a certeza de que o fundo plano não estava legal e isso verificou-se. Acabou por ser uma vitória merecida, já que a conseguimos dentro dos regulamentos. Estou mais confiante agora no Europeu.»


Dan Michl no Skoda Octavia Kit Car, garantiu o 1º lugar no grupo A, sendo mais rápido que o Ford Escord de Mala, já na ultima subida, enquanto que no grupo N, Joerg Weindinger, acabou por se impor no Grupo N a Durei e Jumenta, garantindo Bedini o melhor registo no grupo SP, onde os Alfa Romeo 147 (agradável surpresa o andamento dos carros italianos), dominam. No grupo GT, vitória fácil de Silvando Brando (que apesar de ser o único concorrente devido a uma avaria na centralina do Mazda MX5 de Silvana Brandi, poderia ter mostrado mais "vontade" em subir, pois podemos dizer que a sua prestação foi medíocre, fazendo todas as subidas a ritmo de passeio, do qual o publico esperava mais "espectáculo").
Entre os portugueses, destaca-se a boa prestação de José Pedro Gomes no seu magnifico Ford Escort, e de António Cunha no BMW M3, enquanto Manuel Ferreira da Silva se ficou pelo 11º lugar, bem longe das espectaculares exibições dos últimos anos. O melhor foi mesmo Pedro Salvador ao volante do seu BRC CM02, o qual conseguiu mesmo rivalizar com alguns F3000 e bater os F2000, deixando para trás os bem mais experientes condutores de BRC Espanhóis, sendo 6 segundos mais rápido do que o melhor BRC Espanhol. Do resto da Prova, apenas referir o acidente de Lalo Szsas no F3000, o qual felizmente não teve importância de maior, Armando Sainhas gripou o motor ainda na 1ª subida de sábado, mas conseguiu reparar o carro para domingo, tendo feito uma boa prova, João Fonseca no PRM também realizou uma boa prova apesar dos poucos quilómetros que ainda tem com o carro e o Toyota Celica de José Carlos Magalhães, que apesar do bom andamento que mostrou no Sábado partiu o motor na ultima subida de Sábado. Apenas faltou a esta espectacular edição da Rampa Internacional Serra da Estrela a presença de António Nogueira, o qual, já agora fica a informação, foi "atirado" para fora de pista por um concorrente na 1ª prova do campeonato Espanhol de GT quando estava a fazer uma belíssima participação. Esperemos que para o ano a Rampa Serra da Estrela possa contar com a sua presença.
A próxima prova do Campeonato Nacional de Montanha, será realizada nos próximos dias 3 e 4 de Junho, e terá como palco a majestosa Serra da Arrábida.

Para mais informações, fotos e histórias sobre a Rampa Serra da Estrela e outras edições da mesma não hesite em consultar o site:
http://rampaserraestrela.blogspot.com

Saudações Desportivas!

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